COMO ACONTECE?

No Infante Day Care, os bebês e crianças se desenvolvem, socializam e aprendem brincando.

Na primeira infância as vivências analytical paper examples descriptive essay introduction example são muito importantes. O brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do desse ato, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e refletem acerca da realidade e da cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencializa o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, a fazer, a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

O brincar não significa apenas recrear-se, pelo contrário, é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo.

Acriança precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente rico para a brincadeira e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e educacional, e fazer com que elas explorem as diferentes linguagens que a brincadeira possibilita (musical, corporal, gestual, escrita),desenvolvendo a sua criatividade e imaginação.

É brincando que aprende o que mais ninguém lhe pode ensinar. É dessa forma que ela se estrutura, conhece a realidade, descobre a si e ao outro, conhece e compreende regras e combinados, percebe o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a sentir-se como eles.

O ato de brincar pode incorporar valores morais e culturais, em que as atividades podem promover a autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e,futuramente, como adultos.

A ludicidade que oferecemos, proporciona a criança se preparar para a vida,assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social. Mini projetos são desenvolvidos no Infante para orientar o trabalho dos educadores.